O primeiro caso de dengue em Santa Maria em 2020 foi registrado em março. Posteriormente, ainda foi apurado que a paciente contraiu a doença no Mato Grosso. O cenário já era diferente em abril. Dos 20 casos confirmados à época, 18 eram autóctones - contraídos na cidade. Mesmo que a cidade seja considerada infestada pelo mosquito Aedes aegypti desde abril de 2013, o primeiro caso autóctone só foi constada neste ano. Atualmente, são 149 casos de dengue e 11 de zika.
No mês de maio, foi registrado o primeiro caso autóctone de zika em Santa Maria. E dos 11 confirmados, duas são gestantes. O zika, em grávidas, pode afetar o desenvolvimento do bebê e, ainda, causar microcefalia - uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.
No total, são 391 registros de dengue e 83 de zika, entre casos descartados, suspeitos e confirmados. Devido ao cenário, a equipe de vigilantes que faz visitas a locais que possam estar infectados aumentou. De 14 agentes, foram para 30. A maioria dos focos está em pátios de residências.
Cada dupla visita, em média, cerca de 30 residências por dia. Ao todo, de acordo com a prefeitura, são realizadas 1,1 mil ações semelhantes em uma semana.
O bairro com o maior número de registros da doença é o Nova Santa Marta, com 182 de dengue e 38 de zika. Somente no mês de maio, ações dos agentes de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental do Município trataram ou eliminaram 4.421 depósitos de água parada em 21 bairros que apresentam mais notificações da presença do mosquito Aedes aegypti em Santa Maria.
SINTOMAS DA DENGUE
- Febre alta (acima de 38.5ºC)
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
SINTOMAS DO ZIKA
- Febre
- Dor de cabeça
- Vermelhidão nos olhos
- Mal-estar
- Incômodo nas articulações
- Manchas vermelhas no corpo que coçam
COMO PREVENIR?
- Mantenha a caixa d'água sempre fechada;
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Recolha seus resíduos;
- Use repelente;
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico